"A introdução do digital, a emergência de novas formas de trabalho e a mudança dos centros de gravidade da economia mundial têm reforçado o papel da educação corporativa na antecipação e no acompanhamento destas mudanças. Este livro dá-nos uma das mais abrangentes visões sobre as respostas que a educação corporativa permite dar a estes grandes desafios." Dominique Pépin Vice-presidente de Educação Corporativa - Grupo Saint-Gobain "Quando 'Universidades Corporativas: educação para as empresas do século XXI' foi lançado em 1999, definiu esse campo e sua prática no Brasil. Para os fãs desse histórico trabalho, a publicação deste 'Educação Corporativa: muitos olhares' é como o sacolão de presentes do Papai Noel: ele traz algo de bom, de útil e de instigante para múltiplos públicos. Traz novos insights que pesquisadores usarão para aprofundar a investigação científica sobre o tema no Brasil. E traz também aprendizados de experiências brasileiras recentes, que praticantes irão apreciar para minimizar os riscos e maximizar a efetividade de universidades corporativas que pretendem implantar. Por isso é leitura mandatória para todos nós que militamos em educação corporativa no Brasil." Miguel Caldas Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) "Desenvolver líderes é fazê-los reconhecer o seu papel de inspirar, conectar, motivar, desenvolver e reconhecer seus empregados, para que assim possam colocar tudo isto em prática, desempenhando papel ativo no crescimento das pessoas e identificando propósitos." Pablo Vera Gerente de Treinamento e Desenvolvimento para Crotonville Rio - GE Sandra Rodrigues Diretora de Treinamento e Desenvolvimento para América Latina - GE Este livro reflete a permanente interação de sua coordenadora com vários públicos, daí os "muitos olhares" sobre a Educação Corporativa, mas todos esperançosos num Brasil com uma força de trabalho mais qualificada, produtiva e competitiva. A obra está estruturada em quatro partes. Na primeira parte constam capítulos que abordam as bases da Educação Corporativa: contextualização da educação no Brasil e fundamentos, princípios e práticas da Educação Corporativa propriamente dita. Na segunda parte, os capítulos apresentam os resultados da Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2012. A terceira parte traz lições, achados e casos ilustrativos de Educação Corporativa no Brasil e no exterior. E, finalmente, a quarta parte propicia reflexões e questionamentos mais polêmicos e atuais relacionados ao tema. A partir de muitos olhares o livro estimula o leitor a formular suas próprias perguntas sobre o assunto, que certamente contribuirão para o avanço do processo de educação e aprendizagem das pessoas nas organizações. Obra de relevante interesse para pesquisadores, professores, gestores de universidades corporativas, que devem constantemente rever e atualizar suas práticas, e executivos de empresas que tenham interesse em se aprofundar no assunto ou que queiram se posicionar perante a realidade e as tendências nacionais e internacionais, para futuramente orientar seus esforços e investimentos em educação.