Os textos reunidos neste livro, escritos por professores/as pesquisadores/as brasileiros e estrangeiros de diversas instituições, que se articulam em uma rede de pesquisa, apresentam indícios de espaçostempos de mobilidades e refigurações identitárias contemporâneas e foram tecidos a partir da abordagem narrativa (auto)biográfica, indicando atravessamentos indissociáveis entre pesquisa e formação, na tematização da docência, do trabalho e da profissão. Assim, a leitura de cada texto é um convite para perspectivar diferentes dispositivos de pesquisa e formação docente, entendida como movimento permanente ao longo da vida, incluindo memórias e experiências pessoais, formação inicial, continuada e a saberes produzidos nos cotidianos de trabalho docente na educação básica e superior. Esses temas se apresentam de diferentes modos e intensidades em cada um dos capítulos, organizamos, desse modo, alguns desses fios em eixos que aglutinam discussões, como: dispositivos de pesquisa e formação docente; abordagem narrativa e formação inicial docente; trabalho docente, profissionalidade e formação.