A obra Educação Dialógico-libertadora é possível? resulta da pesquisa realizada no Mestrado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, com o intuito de refletir sobre as contribuições de Paulo Freire a partir da educação dialógico-libertadora para a humanização do ser humano, trazendo presentes os elementos que fundamentam essa proposta do autor. Além disso, fez-se uma leitura hermenêutica dos Cadernos de Formação de Professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, a fim de perceber que relações existem entre o pensar de Freire e a proposta apresentada por esta política educacional. A educação dialógico-libertadora é uma das respostas a iluminar alguns aspectos e necessidades da educação brasileira contemporânea. A formação do professor e do jovem pensante e questionador das estruturas sociais injustas constitui-se em valioso instrumento para a possibilidade de construção de uma sociedade com mais justiça e solidariedade. Dessa forma, não se pode perder de vista a importância de uma educação dialógico-libertadora. Assim, fica evidente nossa tarefa enquanto filósofos, pensadores inquietos, de olhar atento e solidário aos fenômenos que acontecem no dia a dia e às muitas propostas apresentadas ao universo educacional, talvez, sem antes terem sido pensadas e problematizadas pelos próprios sujeitos. Nesse horizonte do pensamento apresentamos reflexões feitas a partir das nossas pesquisas, mas também, trazendo para o contexto teórico os problemas e desafios do nosso cotidiano nas salas de aula da Educação Básica e Superior. Como educadores somos desafiados a cada dia na construção de uma educação que liberta e transforma os ambientes em que vivemos e nos quais convivem nossos educandos.