Para atingir uma carreira empresarial de sucesso, todo profissional deve desenvolver uma série de competências. Normalmente focamos nas nossas competências técnicas; as quais, apesar de fundamentais, não são suficientes. À medida que o profissional começa a atingir cargos de gestão, outras competências empresarias tornam-se fundamentais para uma carreira de sucesso. A partir de uma pesquisa realizada com executivos e empresários de sucesso no mercado nacional e internacional, foram identificadas 16 competências fundamentais para se tornar bem-sucedido profissionalmente, que foram divididas em dois blocos: competências comportamentais e competências gerencias. As competências Comportamentais representam o SER e se referem aos padrões de comportamento e atitudes individuais. Capacitam o profissional a aliar o conhecimento técnico a um comportamento atual, moderno e correto no ambiente de trabalho. As competências Gerenciais representam o SABER FAZER e estão estreitamente ligadas às competências técnicas e comportamentais, transformando-se em indispensáveis ferramentas de trabalho que capacitarão o profissional a desenvolver elevado padrão de entrega de resultados. O objetivo deste livro é auxiliá-lo na avaliação e no desenvolvimento das suas competências comportamentais e gerenciais.