Publicado quase 10 anos após a construção do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, Ceará, este livro discute a produção da imagem da cidade através de uma operação de 'marketing' político, no âmbito de transformar o Ceará num estado moderno. Trata-se da mesma megaoperação realizada em outros países (como, por exemplo, o Guggenheim em Bilbao, na Espanha) e que tenta reativar uma cidade pela combinação requalificação urbana e política cultural. Sumário sintetizado - Capítulo 1 Percurso metodológico; Capítulo 2 Representações sobre a cidade - a produção material e simbólica da (pós-) modernidade; Capítulo 3 O espaço urbano pós-moderno; Capítulo 4 A produção da moderna Fortaleza; Capítulo 5 Um projeto para inserir o Ceará e sua capital na globalização; Capítulo 6 Retratos do Dragão do Mar; concepção, implantação e avaliações Primórdios; Capítulo 7 O Dragão, seu público, sua cidade