Décio de Almeida Prado tinha uma antiga dívida para com o leitor e espectador brasileiros. Pois, de há muito, todos aqueles que se interessam pelas coisas do teatro esperam deste crítico exponencial da modernidade cênica de nosso país – ele que foi um de seus mais ativos artífices – uma história e uma avaliação circunstanciadas do processo e dos valores da notável renovação de que foi palco o nosso palco. O Teatro Brasileiro Moderno: 1930-1980 constitui, sem dúvida, um resgate deste compromisso, pelo menos em seus aspectos principais. Sem desobrigá-lo de um trabalho mais pormenorizado, esta obra nos oferece uma análise das principais realizações dramatúrgicas e cênicas de meio século decisivo no curso da arte dramática brasileira. Dos primeiros passos do novo teatro até os inícios da presente década, Décio de Almeida Prado examina as suas manifestações, na trilha de sua evolução histórica e à luz de suas significações artísticas, com a extraordinária objetividade e precisão críticas que sempre os distinguiram. Porém, tão importante quanto os juízos e os conceitos utilizados para a organização e a pesagem deste material, na versão de um inegável mestre escritor, é a impregnação da experiência vivida e repensada, que dá a este livro um sentido específico e o transforma numa contribuição que se coloca, desde logo e já por si, muito além do número de páginas que o constituem. Ao lado do Panorama do Teatro Brasileiro, escrito há mais de duas décadas por Sábato M galdi, esta síntese constitui-se num dos principais pontos focais para a visualização e a compreensão do que e como ocorreu a modernização da cena nacional.Decio de Almeida Prado tinha uma antiga divida para com o leitor e espectador brasileiros. Pois, de ha muito, todos aqueles que se interessam pelas coisas do teatro esperam deste critico exponencial da modernidade cenica de nosso pais - ele que foi um de seus mais ativos artifices - uma historia e uma avaliacao circunstanciadas do processo e dos valores da notavel renovacao de que foi palco o nosso palco. O Teatro Brasileiro Moderno: 1930-1980 constitui, sem duvida, um resgate deste compromisso, pelo menos em seus aspectos principais. Sem desobriga-lo de um trabalho mais pormenorizado, esta obra nos oferece uma analise das principais realizacoes dramaturgicas e cenicas de meio seculo decisivo no curso da arte dramatica brasileira. Dos primeiros passos do novo teatro ate os inicios da presente decada, Decio de Almeida Prado examina as suas manifestacoes, na trilha de sua evolucao historica e a luz de suas significacoes artisticas, com a extraordinaria objetividade e precisao criticas que sempre os distinguiram. Porem, tao importante quanto os juizos e os conceitos utilizados para a organizacao e a pesagem deste material, na versao de um inegavel mestre escritor, e a impregnacao da experiencia vivida e repensada, que da a este livro um sentido especifico e o transforma numa contribuicao que se coloca, desde logo e ja por si, muito alem do numero de paginas que o constituem. Ao lado do Panorama do Teatro Brasileiro, escrito ha mais de duas decadas por Sabato M galdi, esta sintese constitui-se num dos principais pontos focais para a visualizacao e a compreensao do que e como ocorreu a modernizacao da cena nacional.