O objetivo principal desta obra é possibilitar que as empresas, com maior consciência de suas características culturais, possam gerir com maior competência sua base cultural e, então, alavancar vantagens competitivas sustentáveis em padrão global, ultrapassando a fase de apenas "copiar" modelos de países desenvolvidos. Aborda também a evolução da cultura brasileira na organização, analisando as diferenças e similaridades entre empresas nacionais privadas, multinacionais e estatais, assim como entre as diferentes gerações. Por sua história e pelas influências que teve de diversos povos, desde o processo de colonização, o Brasil formou uma identidade nacional própria e diferenciada. Daí revelando a importância de aprofundarmos o conhecimento sobre o modelo brasileiro de gestão. A hipótese testada e discutida neste livro é de que a cultura brasileira, com suas características e especificidades, impacta o modelo de gestão das empresas. Em sua maioria, os estudos internacionais mais recentes sobre o tema não incluem o Brasil e, além disso, não estudam as diferenças ou semelhanças entre as diversas regiões brasileiras (mesmo estudos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros). A obra focaliza o Brasil como unidade cultural e, também, as diversas regiões do país, de norte a sul, e outros países da América Latina, com base em pesquisa feita com 1.732 executivos. Outro objetivo é aprofundar a temática da pesquisa comparativa, analisando as evoluções do país e das diversas regiões brasileiras nos últimos 30 anos.