"(...) O livro que temos em mãos conversa conosco, funciona como um repositário de nossas possíveis (e quase certas) perguntas. Em outras palavras, quem fala no texto é uma professora experiente, que conhece nossas dúvidas e inquietações e está disposta a enfrentá-las, munida de cabedal teórico e prático para tanto. A estrutura do livro é decorrente dessa postura dialogal e, por isso, os capítulos sucedem-se no batepapo de interrogações e afirmações. Igualmente, todas as questões estão relacionadas com a realidade, dela partindo ou a ela voltando através dos exemplos. Um livro dessa estirpe não representa apenas um material de apoio a todos os que se envolvem com a leitura literária da infância. Representa uma postura de vida de quem sabe distribuir o conhecimento que recebeu e a experiência que teve a oportunidade de acumular. Essa é uma das funções mais importantes da Universidade que, se deve produzir o conhecimento novo, deve também providenciar os meios de fazê-lo chegar à sociedade, para que ele se transforme em um bem comum. Nesse sentido, o trabalho de Flávia Brocchetto Ramos é um caso exemplar." (Vera Teixeira de Aguiar).