Esta obra traz mais uma interessante produção do grupo de Pesquisa em Educação e Trabalho (Mestrado em Educação Univali coordenado pela professora Tânia Raitz, incluindo também produções de pesquisadores de outras universidades (UFSC e UFRGS). Constitui-se de coletânea na qual são apresentadas experiências e reflexões sobre educação e trabalho na contemporaneidade, com destaque para articulação dessas temáticas com a questão da juventude. Passada a primeira década do século XXI, é difícil vislumbrar qual será o futuro dos jovens em meio a crises econômicas recorrentes e os ecos de revoltas em diferentes cantos do mundo. Em tempo real, pela televisão ou via internet, assistimos aos confrontos pelas ruas de cidades árabes, que sempre nos pareceram tão distantes e agora frequentam nosso cotidiano. Em meio a tudo isso será que vale revisitar temas tão clássicos? Certamente sim, penso eu, pois as diferentes vias de futuro para a juventude devem ser percorridas na direção da emancipação humana, o que não pode ser feito sem reflexões sobre educação e do trabalho, enquanto constituidores da vida humana. A educação, como espaço de formação ampla do ser humano, precisa ser questionada em tempos de saberes fáceis, instantâneos e fugazes, acessíveis a um toque virtual. Se de um lado cada vez mais temos acesso a informações de diferentes partes do mundo, por outro como separar o joio do trigo, discriminando aquilo que é relevante? Entre as inúmeras respostas possíveis a essa questão, destacaria o papel de mediador do docente, como elo entre os saberes estabelecidos e o novos conhecimentos.