A partir do conceito de educomunicação já desenvolvido em seu livro anterior, 'Educomunicação - Reflexões e Princípios' (MAUAD, 2002), Angela Schaun destaca a importância dos movimentos Ilê Aiyê, Olodum, Ara Ketu e Pracatum para a formação de uma visão de ser negro no cenário cultural nacional. Com elaborada pesquisa das práticas de inserção midiática desses grupos, a autora esmiúça as estratégias e tendências percebidas nessas organizações e as aponta como as referências do movimento de cunho social-pedagógico e comunicativo que busca afirmar a identidade negra e a integração da afro-descendência na sociedade brasileira. 'Práticas Educomunicativas' traça um amplo panorama dos projetos dos grupos Ara Ketu, Ilê Aiyê, Olodum e Pracatum, a partir da análise de conceitos e da história de cada um, e discute, entre outros, racismo científico, civilização, auto-afirmação identitária e cidadania negra. Angela Schaun ainda articula suas reflexões com as atividades dos grupos baianos, contextualizando-os no âmbito da Educomunicação.