Esta obra destina-se a todos os educadores inquietos e comprometidos com a promoção da inclusão social, com a garantia dos direitos humanos e com o desenvolvimento de valores ético-morais, pilares de uma cultura de respeito à diversidade e de cultura da paz nas escolas e na sociedade. Em todas essas direções, a obra oferece um panorama muito representativo, contemplando temas ímpares sobre preconceito e discriminação, sobre questões de gênero e sexualidade, de atendimento educacional a adolescentes em conflito com a lei, de bullying, entre outros. Os textos têm sua origem em estudos desenvolvidos por esse grupo de autores no Laboratório de Microgênese nas Interações Sociais (LABMIS) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, num esforço exemplar de divulgar conceituações teórico-práticas e investigações realizadas no contexto escolar, em seus vários níveis educativos, buscando analisar, principalmente, o modo como se vem trabalhando para romper ou perpetuar estigmas sociais na contemporaneidade. O livro se organiza em duas partes e quatorze capítulos. A primeira parte coloca, em primeiro plano, fundamentos teóricos-conceituais que contribuem para desafiar, problematizar e fazer avançar a ação transformadora nas escolas sob a perspectiva sociocultural. Na segunda parte, o maior destaque é dado às pesquisas realizadas no contexto escolar, à narrativa de situações, ao depoimento de alunos, familiares e professores sobre questões como a discriminação étnico-racial, os preconceitos em relação a alunos deficientes, a violência na escola e muitas outras narrativas impactantes. A intenção dos autores, conforme revelam seus textos, não é a de permanecer na crítica, mas a de compartilhar com os leitores possibilidades efetivas de mudança de cenário, mantendo viva a esperança de fazer ecoar o respeito à diversidade, à alteridade e a cultura da paz no panorama educacional.