Ao tratar a temática das diferenças da perspectiva de algumas de suas manifestações na escola, o livro busca ressaltar os aspectos positivos do trabalho que é desenvolvido tendo as diferenças por mote da ação educativa. Alguns dos textos reunidos refletem vivências dos autores em seu esforço de questionamento, de estranhamento do vivido e do pensado, no sentido de potencializar suas experiências extraindo outras possibilidades de escola, de professor e de vida. Os textos - sobre os negros e a temática racial, os homossexuais e as questões de gênero, as crianças pequenas e suas alternativas de escola, o ofício do professor e as concepções de ensino, além do relato sobre um documentário realizado em São Paulo - revelam cenas discriminatórias e retratos intoleráveis da tentativa de subalternização dos diferentes, ao mesmo tempo em que projetam outras possibilidades. As mudanças que vêm ocorrendo desde as últimas décadas do século XX causaram impacto no sistema educacional, anunciando sua crise, questionando sua organização e sua eficácia social. Esse livro é um convite para a discussão de um outro itinerário de escola e de educação.