Os jogos e vivências que compõem o Capítulo 4 foram criados e/ou adaptados por participantes da I Turma do Curso de Formação em Jogos de Empresas, de curso ministrado pela autora em Goiânia/GO, no ano de 1994. O livro oferece valiosas orientações a profissionais responsáveis pelo desenvolvimento empresarial e de pessoas, para aplicação de recursos testados e aprovados por empresas de vanguarda. Maria Rita Miranda Gramigna é pedagoga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e sócia-diretora da MRG - Consultoria e Treinamento Empresarial, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. A autora desenvolveu um conjunto de procedimentos que compõe a metodologia de aplicação dos jogos de empresas, já publicada em seu primeiro livro Jogos de Empresa, de 1993, da editora MAKRON Books. Atua como consultora e facilitadora em programas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de potencial, diagnóstico de clima organizacional e preparação para mudanças, na área empresarial e educacional, em empresas de pequeno, médio e grande porte. É palestrante e facilitadora de atividades vivenciais em congressos de expressão nacional e internacional, tendo idealizado os grupos Projetar/MG e Projetar/GO - Projeto de Jogos Empresariais de Tecnologia Avançada - cujo objetivo é aprofundamento em pesquisas e desenvolvimento de tecnologia de ponta em jogos de empresa e técnicas vivenciais. É idealizadora e coordenadora geral do I Copajog - Congresso Pan-Americano de Jogos de Empresas e Criatividade - 1996, o primeiro do gênero no Brasil, com participação de profissionais das Américas e da Inglaterra. O primeiro livro de Maria Rita Gramigna, Jogos de Empresa, foi muito bem aceito pelos profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos, Qualidade e Educação. A demanda expressa por estes leitores sinalizou em direção a este volume, que traz dois capítulos dedicados a uma revisão metodológica e 35 jogos e vivências já testados, com sucesso, em programas variados. Optou-se pela escolha de atividades lúdicas, de fácil aplicação, com baixo grau de complexidade e possibilidade de uso em diversas situações.