Este livro apresenta os resultados de pesquisas sobre adolescentes em conflito com a lei, buscando conhecer e refletir sobre a complexidade do tema, para poder se pensar em soluções que a psicologia pode oferecer. Ressalta-se a importância para os profissionais que trabalham com adolescentes em conflito com a lei refletirem sobre a medida socioeducativa de privação de liberdade e pensar novas alternativas para que esta medida possa proporcionar uma socioeducação realmente efetiva. O livro também retrata como os adolescentes internados num Centro de Atendimento Socioeducativo percebem a medida de privação de liberdade. Conhecer os motivos que levam o adolescente a cometer atos infracionais, partindo da análise da construção de sua identidade e suas relações familiares, pode proporcionar um novo olhar, uma nova perspectiva para a procura de respostas a esse problema individual, familiar e social. Analisar como a mídia aborda o ato infracional de adolescentes e como isso influencia a opinião pública, pode proporcionar importantes reflexões sobre como mais pesquisas podem ajudar a sociedade a reconhecer esses adolescentes como parte integrante de um contexto amplo e complexo, conhecendo toda a dinâmica de sua história, para que seja possível entender seus atos, para que os mesmos não sejam reduzidos aos seus delitos e aos rótulos. Ponderar sobre psicoterapia para o adolescente que está internado em uma instituição por ter cometido o ato infracional, leva a pensar sobre a importância de um acompanhamento psicoterápico que possa ajudá-lo a se reorganizar como sujeito, ajudando-o a perceber a realidade social no qual está inserido.