Este livro apresenta resultados de uma ampla e bem fundamentada pesquisa sobre os Ciclos de Aprendizagem, tomado como inovação pedagógica na política e na prática curricular, na Rede Municipal de Ensino do Recife, a partir de 2001. O Ciclo de Aprendizagem tem se constituído em alguns países, desde a década de 1970, como uma tentativa de enfrentamento do fracasso escolar, cuja meta síntese consistia em reduzir os índices de evasão e reprovação nos primeiros anos da escolarização. Em diversas redes públicas, influências neoliberais levaram a uma organização curricular por Ciclo, associando-o a prática da promoção automática e uma política de enfrentamento da evasão e da repetência, por meio da aceleração dos estudos, o que teriam a afastado daquilo que fora sua motivação original. No caso do Recife, após ter sido postergado, fruto da descontinuidade político administrativa que assoma as gestões municipais no país, os Ciclos voltam a ser adotados em 2001, com a ascensão do Partido dos Trabalhadores ao governo municipal. A pesquisa de Magali Maria de Lima Ribeiro cuida de examinar justamente a política dos Ciclos nesse novo período, sem descuidar da historicidade de que ela se reveste. Daí porque define como objetivos reconstituir uma breve trajetória histórica dos Ciclos de Aprendizagem, com foco na sua significação atual, analisar as relações entre as ideias pedagógicas brasileiras e as concepções de inovação pedagógica em que apoia a pesquisa, bem como analisar a contribuição da política de formação continuada de educadores, da Secretaria de Educação do Recife, para a instituição dos Ciclos de Aprendizagem como forma de organização escolar. Traz assim, uma abordagem dos Ciclos de Aprendizagem enquanto política educacional para organização curricular, de forma articulada a noção de inovação pedagógica nas práticas educativas, com foco nas concepções tradicionais e dialética de inovação. Uma obra significativa para pesquisadores, professores, profissionais e estudantes