Ao tornar pública a pesquisa que realizamos no decorrer de dois anos, pretendemos contribuir com o ensino de leitura em todos os níveis e modalidades da educação escolar, sobretudo nos níveis que compõem a Educação Básica. Nossa perspectiva vincula-se à idéia de que a universidade precisa tentar compreender melhor as dificuldades do ensino de língua portuguesa, dar um apoio maior à formação do professor e aproximar-se da sociedade, fazendo com que a pesquisa, a extensão e o ensino sejam compartilhados com toda a sociedade brasileira. Assim, o livro é um convite à reflexão sobre que estratégias mediadoras usar, para que o processo de ensino-aprendizagem da leitura tenha êxito. Assim, o objetivo geral da pesquisa e, agora, deste livro é descrever e analisar essas estratégias e refletir sobre como elas podem contribuir para o ensino de leitura e escrita, ou seja, documentar e analisar rotinas interacionais entre os pesquisadores (que assumem o papel de professores) e alunos leitores e produtores de texto com diferentes graus de competência leitora.