Os artigos que compõem a presente coletânea analisam as políticas de financiamento da educação básica no país. Dentre as alterações substantivas nas formas de financiamento da educação básica, mereceu destaque a análise do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) e os mecanismo de adesão vinculados à divulgação deste fundo pelo governo federal: justiça social, eqüidade, descentralização, qualidade e a valorização do magistério. As análises efetivadas, ao apresentarem os nexos contitutivos do FUNDEF, indicaram a natureza contábil destes seus condicionantes e implicações. A relação entre financiamento da educação e os custos do ensino, as determinações normativas, as orientações, conceituações ou proposições de estudos foram analisadas como importantes referências para a sistematização dos indicadores socioeconômicos, educacionais e de custos educacionais e para a construção das relações e questionamentos relativos à composição e ao uso de estimativas de custos educacionais. Por outro lado, a interpenetração entre as esferas pública e privada foi analisada, particularmente, através de estudo comparativo entre o texto da LDB e o da Constituição Federal de 1988, no que diz respeito ao equacionamento da complexa questão da destinação de recursos públicos para o financiamneto da escola privada.