Esse livro, escrito para professores(as) alfabetizadores(as), aborda o processo de ensinar a ler e a escrever, afastando-se dos modos usuais e mais conhecidos de abordar essa questão. Índices elevados de reprovação ao final da 1.ª série do ensino fundamental foram, por alguns anos, uma realidade no cotidiano de algumas escolas. Romper com esse fracasso implica reconhecer o movimento de aprendizagem vivenciado pelas crianças e possibilitado por respostas a algumas indagações: Como as crianças compreendem o aprender a ler e a escrever? Como a professora compreende o compreender das crianças? Como lidar com as múltiplas lógicas - formas diversas de pensar, aprender, atuar, organizar o mundo - existentes no tempo/espaço da sala de aula? A epistemologia da complexidade, a teoria histórico-social e o dialogismo bakhtiniano possibilitaram, no processo de articular prática e teoria, a construção de alternativas aos desafios postos pelo cotidiano escolar. É um livro que convida ao debate e ao questionamento, abrindo passagem a outros modos de pensar e viver a prática alfabetizadora no dia-dia da sala de aula.