O livro trata do complexo processo da construção de conceitos geométricos, bem como da compreensão dos procedimentos que permitem essa construção, utilizando como mediador um software de geometria dinâmica, por um grupo de 15 alunos do sétimo ano doEnsino Fundamental de uma Instituição Federal de ensono de Brasília, Ao mesmo tempo, os autores propõem-se a estimar a evolução profissional, em termos de mediação professor aluno, de cada um dos professores-pesquisadores que, alternadamente, acompanharam a turma, Para atingir tais objetivos, foram desenvolvidas onze sessões de aproximadamente duas horas cada uma, todas no laboratório de informática, ao longo de um semestre, Os pesquisadores escolheram alunos que ainda não haviam feito à disciplina, Desenho Geométrico (por isso o sétimo ano), mas colocaram à disposição dos estudantes papel em branco, lápis, compasso, transferidor, esquadro e régua, que poderiam utilizar, se achassem necessário, Trata-se de um texto de interesse para todos que lidam com os dilemas do ensino de geometria no ensino fundamental e que remete o leitor à reflexão sobre os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos geométricos e matemáticos, à utilização de software educativa e de ambientes informáticos e, finalmente, à formação inicial e continuada de professores de Matemática,O livro trata do complexo processo da construção de conceitos geométricos, bem como da compreensão dos procedimentos que permitem essa construção, utilizando como mediador um software de geometria dinâmica, por um grupo de alunos do Ensino Fundamental.