Este livro constitui o fruto de trajetórias de professoras primárias que atuam em escolas públicas. Captados em depoimentos e relatos, os diálogos foram cuidadosamente estudados, com um perseverante e minucioso trabalho de pesquisa, especialmente focado nas mudanças no trabalho pedagógico de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental face à implantação de políticas públicas municipais. O questionamento central da investigação: como as professoras primárias se manifestam sobre aspectos do trabalho de sala de aula, na relação com políticas educacionais?, identificou que os saberes da experiência adquiridos pelas professoras primárias, foram marcados por mudanças na política educacional e propiciou alterações pontuais das práticas pedagógicas de sala de aula. As modificações produzidas no trabalho docente, advindas da implantação das políticas educacionais no município, favoreceram o confronto de aprendizagem sobre a docência, bem como consolidaram saberes e práticas. Nas marcas deixadas pelos depoimentos das professoras primárias foi possível perceber o percurso da construção dos saberes ao longo da implantação das políticas educacionais.