Para responder a uma série de desafios do mercado atual é preciso inovar continuamente.Este livro tem o objetivo de possibilitar a visão integrada, estratégica e gerenciável da gestão da inovação.A experiência dos autores na pesquisa e aplicação das ferramentas expostas em empresas de diferentes portes e setores possibilitou propor uma ferramenta unificadora validada: o octógono da inovação é a ferramenta que guia todo o livro e apresenta os aspectos organizacionais necessários para diagnosticar e fazer a inovação acontecer na empresa.A obra inicia-se discutindo a necessidade e o conceito da inovação com a ajuda da matriz de melhoria e inovação. Em seguida, são apresentados os diferentes tipos de inovação a partir do radar da inovação. Apresentam-se também casos de empresas nacionais e internacionais reconhecidas por sua capacidade de inovação, analisados a partir das ferramentas apresentadas na primeira parte. O livro se propõe a apresentar esse modelo integrado, para que possa ser compreendido e utilizado por gestores que desejam abordar a inovação de maneira estruturada, e não aleatória. Esperamos que a leitura desta obra seja cheia de desafios, dedicação, paixão e descobertas.