Na presente obra, o autor comenta os fundamentos e a doutrina que norteiam a propaganda eleitoral, a partir de suas origens históricas. Examina as normas legais pertinentes à matéria, particularmente, a Lei nº 9.504/97. Analisa as várias formas de propaganda eleitoral permitidas no sistema brasileiro, seus limites e vedações, bem como as conseqüências das infrações às normas legais. Discorre sobre os abusos no uso da propaganda institucional governamental e também os novos limites estabelecidos para a realização das pesquisas eleitorais. O livro traz ainda uma reflexão a respeito da punição nos casos de captação irregular de sufrágio popular. O exame desses temas assenta-se no entendimento dos mais proeminentes jurisconsultos e na mais recente jurisprudência da Justiça Eleitoral brasileira, principalmente do seu órgão máximo, o Tribunal Superior Eleitoral. A grande preocupação do autor foi interpretar a legislação pertinente, em linguagem fácil e acessível, sem se descuidar da pesquisa e do rigor científico, tornando a leitura compreensível a todos que participam diretamente do processo eleitoral. Trata-se de um trabalho paciente, elaborado com o empenho de quem atua no ramo e se propõe a auxiliar os operadores do Direito Eleitoral, candidatos e dirigentes partidários.