Nos estudos sobre a comunicação, as relações entre poder e resistência, produtores e consumidores, mídia e audiência sempre nutriram acalorados debates ao longo da história. Apesar dos avanços da reflexão sobre esses temas, a formação de sentido pelo receptor, pela audiência ou consumidor ? vocabulário que varia em função das opções teóricas ?, permanece como um dos pontos mais polêmicos e de maior dificuldade de pesquisa. O interesse pelas idéias de Michel de Certeau pode estar justamente em sua possível contribuição para tais discussões. Apesar de sua popularidade crescente nos estudos de comunicação e cultura, seria incorreto tentar localizar Certeau apenas nesses campos. Jesuíta, historiador da religião, com especial interesse sobre os místicos medievais católicos, membro da École Freudienne de Jacques Lacan desde o seu início em 1964, colaborador do governo francês em projetos de promoção do uso dos meios de comunicação, professor no Instituto Católico de Paris, titular da École des Hautes Études em Sciences, França, professor da University of Califórnia, em San Diego, EUA, entre outras ligações profissionais e intelectuais, Certeau é uma daquelas figuras que dificilmente seriam aprisionadas em um campo.