Esta quarta edição, tradução da sexta edição publicada nos Estados Unidos, sofreu grande reformulação e apresenta vários tópicos novos. Fornece problemas e casos baseados na experiência prática dos autores, incluindo casos da Harvard Business School e do Institute of Management Accountants (IMA), que engajam estudantes em análises estratégicas e organizacionais. Essa orientação para a ação torna o texto excelente para a disciplina Contabilidade Gerencial ensinada a partir de uma perspectiva da tomada de decisão. O livro integra o pensamento mais atualizado sobre inovações recentes em contabilidade gerencial, incluindo: Balanced Scorecard; mapas estratégicos; custeio baseado em atividade orientado para o tempo para a análise de rentabilidade de clientes e produtos; custeio alvo; custeio ambiental; e projeto dos sistemas de controle gerencial. A equipe de autores é formada por acadêmicos proeminentes que trabalham como consultores para pequenas, médias e grandes empresas nos setores privado, organizações que não visam o lucro e instituições públicas. Seus textos apresentam uma perspectiva conceitualmente consistente e prática sobre o papel da contabilidade gerencial em informar as importantes decisões tomadas por gerentes, alinhando funcionários e unidades organizacionais com objetivos estratégicos, direcionando melhorias de processo contínuo e influenciando o projeto de produtos e serviços. Livro-texto para a disciplina Contabilidade Gerencial dos cursos de graduação em Contabilidade e Administração. Leitura complementar para programas MBA, bem como para gerentes que se beneficiarão do entendimento de como mobilizar a contabilidade gerencial para direcionar o valor em suas organizações.