Oferece um arcabouço conceitual para a aprendizagem de como tomar decisões clínicas acerca da prescrição do exercício terapêutico - desde instituir exercício(s) até como ensiná-lo(s) e as séries necessárias para se obter o melhor resultado possível. Em cada página deste livro, o leitor aprenderá como tratar, por meio do exercício terapêutico e de intervenções associadas, as deficiências relacionadas às limitações funcionais e à incapacidade e como exercitar o movimento para se conseguir a melhor função possível. Características: A terminologia é igual à usada no Guide to Physical Therapy Practice (Guia para a Prática da Fisioterapia) da American Physical Therapy Association (APTA), para fornecer a linguagem oficial desse campo Capítulos novos: Prevenção e a Promoção de Saúde, Bem-estar e Aptidão; e Deficiência de Capacidade Aeróbica/Endurance Nova abordagem da Mobilidade Articular, com técnicas detalhadas Amplamente ilustrado. O exercício terapêutico é uma intervenção visual. São utilizados fotografias e desenhos a lápis para ilustrar os exemplos dos exercícios terapêuticos. Intervenções selecionadas. Apresentadas ao final dos capítulos pertinentes, são atividades ou técnicas escritas para o estudante como o público-alvo e incluídas com a finalidade de fornecer exemplos da aplicação do modelo de intervenção com exercícios terapêuticos apresentado no Cap. 2. O corpo docente pode usar as Intervenções Selecionadas como modelos para o estudante elaborar as prescrições dos exercícios. Boxes de Autogerenciamento. São atividades ou técnicas escritas para o paciente como o público-alvo. São incluídas como exemplos destinados a mostrar ao estudante como prescrever um exercício ao paciente de forma que todos os elementos importantes de uma prescrição dos exercícios sejam claramente compreendidos. Boxes de Instruções Relacionadas ao Paciente. São semelhantes aos boxes de Autogerenciamento. A diferença primária é que não se trata de exercícios, mas apenas de elementos educacionais que ajudam na transferência do exercício para as atividades funcionais. Pontos-chave. Resumem os conceitos-chave que o autor-colaborador deseja comunicar no capítulo. Uma compreensão completa dos Pontos-chave deve ser confirmada após a leitura de cada capítulo. Questões de Pensamento Crítico. Objetivam estimular o raciocínio do leitor após o estudo do capítulo. Os estudos de casos são utilizados para fomentar situações hipotéticas às quais os conceitos podem ser aplicados. Atividades de Laboratório. Proporcionam exemplos do uso aplicado dos conceitos para treinar o ensino e a prática de atividades e técnicas selecionadas. Estudos de Casos. A unidade final do livro fornece ao leitor uma descrição de 11 casos. Esses casos são utilizados nas Questões de Pensamento Crítico e nas Atividades de Laboratório com a finalidade de proporcionar ao estudante situações da vida real nas quais é possível aplicar os conceitos aprendidos no capítulo relevante. A organização geral das unidades não mudou em relação à primeira edição, porém uma revisão do conteúdo revelará o acréscimo do Cap. 4: Prevenção e a Promoção de Saúde, Bem-estar e Aptidão, e o acréscimo de Deficiência de Capacidade Aeróbica no capítulo sobre Deficiência de Endurance (Cap. 6). A inclusão desse novo material ressalta a importância do papel da fisioterapia na promoção da saúde e do bem-estar como um meio de aprimorar a qualidade de vida de nossos pacientes e clientes.