No livro Desenvolvimento profissional docente e modos de interação no planejamento das atividades do PIBID/Matemática o leitor é apresentado a uma pesquisa realizada com um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), objetivando compreender os modos de interação ao longo do planejamento das atividades e analisar as ênfases das discussões nos encontros de planejamento e as implicações para o desenvolvimento profissional docente dos participantes. As discussões levantadas no livro, foram orientadas pela análise de conteúdo e estão voltadas para o quê e como ensinar. No entanto, professores do ensino superior e professores da escola básica assumem pontos de partida distintos: os professores do Ensino Superior, orientam-se pelo que os alunos precisam aprender diante do que está previsto; os professores da Educação Básica, orientam-se pelo que os alunos ainda não aprenderam. Os bolsistas ID, ao transitarem pelos dois espaços de formação, vão respondendo às duas lógicas e ajustando-se e singularizando essas demandas e expectativas. Admitindo-se que o desenvolvimento profissional docente é um processo essencialmente colaborativo que amplia o repertório profissional dos participantes do Pibid e implica ambiguidades, avanços e retrocessos, e, podemos afirmar que do confronto dessas lógicas e pontos de vista, das reflexões sobre as práticas e sobre as condições de ensino, professores do ensino superior, professores da escola básica e bolsistas ID são forçados a rever as suas contradições e a de seu contexto e respondê-las tendo em vista os seus compromissos e projetos assumidos.