A Psicologia é uma ciência abrangente e fascinante. São lentes teóricas e campos de atuação que problematizam e procuram encaminhamentos para situações onde é imperioso o respeito ao outro, à diversidade e às regras, sejam profissionais ou de proteção e manutenção das inter-relações e de atuação. Psicologia: educação, cuidado e ética é uma obra que transita pelas suas abordagens distintas e áreas de inserção desse saber, pontuando as ações dentro de limites que favorecem o bem-estar e os direitos individuais. A responsabilidade do profissional de Psicologia é fazer bem seu trabalho, cuidando de si mesmo, dos desfavorecidos e aperfeiçoando sua capacidade técnica. É também um convite à reflexão histórica e à valorização dos Direitos Humanos, revelando que a inserção da Psicologia perpassa pela clínica, protagonizando proposições resultantes da sua ampla caminhada na epistemologia. A obra é dividida em três partes: educação, cuidado e ética. A primeira parte traz propostas de inserção e limites de atuação na interface com a educação, pensando na inclusão dos alunos desanimados e nos limites do pensamento psicanalítico dentro da escola. A segunda parte traz noções de cuidado com o cuidador, enfocando o zelo pelo que representa publicamente em face de sua maior exposição e fomentação de expectativas. A última parte abarca reflexões sobre a ética, seja no setting terapêutico, zelando pelo código de ética profissional ou através da reflexão sobre uma parte da história do Brasil, ocorrida no Nordeste, para reafirmar a inserção do pensamento psicológico em discussões que supostamente não seriam da sua reflexão. A obra caminha para horizontes de maiores possibilidades, os quais estarão na mente do leitor à medida que usufruirá da leitura, ampliando e discutindo com os temas, impulsionando a pesquisa, fortalecendo a melhor conduta profissional e ajustando parâmetros em nome da complexidade dos sistemas hodiernos e de um mundo mais justo, fraterno e dialógico.