Neste exato momento em que você está lendo isto, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo estão estudando e aprendendo alguma coisa. Aprender é uma atividade tão importante que nos ocupa em tempo quase integral por 15 a 20 anos de nossas vidas. É um fator de sobrevivência e de sucesso em praticamente tudo. No entanto, é surpreendente que saibamos tão pouco sobre como as pessoas aprendem, e sobre como poderíamos ter um melhor ensino baseado nesse conhecimento. Nossos métodos didáticos são empíricos, e na melhor das alternativas (no caso da psicopedagogia), baseadas apenas em observações de natureza psicológica. Mas a grande fronteira, como mostra este instigante e oportuno livro do Prof. Dr. Waldemar De Maio, está justamente dentro de nossos cérebros. A neurociência, uma das mais complexas e interdisciplinares áreas do saber, será, cada vez mais, aquela que nos dará os conhecimentos necessários para a construção de um novo ensino. Será a neuropedagogia! O autor, que detém um doutorado em educação matemática e desenvolveu sua tese nesta área, deu o primeiro passo rumo à integração das ciências da educação (mais especificamente, em sua área de especialização, que é a educação matemática) com a neurociência. Nossos conhecimentos sobre como o raciocínio lógico e matemático são implementados pelos nossos circuitos neurais ainda são incompletos, mas o autor já está conseguindo resultados significativos com a aplicacação destes conhecimentos na prática de ensino, e esta indubitavelmente é uma grande contribuição. Esperamos que o leitor se apaixone também pela neurociência e passe a utilizá-la como farol-guia em suas atividades educacionais no futuro. Prof.Dr. Renato M. E. Sabbatini Neurocientista e divulgador científico Universidade Estadual de Campinas e Instituto Edumed