Formação docente, pesquisa e extensão no CAp UFRJ: entre tradições e invenções é uma obra que aborda tema de grande relevância e atualidade ao reunir autores que apresentam reflexões sobre a formação docente articulada às atividades de pesquisa e extensão, a partir de projetos por eles realizados em sua prática docente no Colégio de Aplicação da UFRJ. Assim, são apresentadas e discutidas experiências que se desenvolvem entre tradições e invenções, ou seja, realizadas no contexto dessa instituição, concebida para oferecer no mesmo tempo e espaço, educação secundária e formação docente - tradição - mas onde são inventadas opções curriculares em diálogo com contribuições de teóricos contemporâneos e no enfrentamento de desafios educacionais do tempo presente, com sensibilidade, ousadia e compromisso. Manter tradições ( formar professores ) e criar invenções ( desenvolver projetos de pesquisa, extensão e formação continuada ): essa é a dupla perspectiva que marca a vivência dos professores do CAp/UFRJ em seus 65 anos de existência. Os textos aqui reunidos dão voz às várias áreas de conhecimento e aos inúmeros sujeitos envolvidos nessa caminhada e evidenciam, nesses profissionais , um imenso afeto para com a docência e um forte compromisso com a educação pública, apontando possibilidades de as escolas brasileiras se reinventarem a cada dia.Manter tradições ( formar professores ) e criar invenções ( desenvolver projetos de pesquisa, extensão e formação continuada ): essa é a dupla perspectiva que marca a vivência dos professores do CAp/UFRJ em seus 65 anos de existência. Os textos aqui reunidos dão voz às várias áreas de conhecimento e aos inúmeros sujeitos envolvidos nessa caminhada e evidenciam, nesses profissionais , um imenso afeto para com a docência e um forte compromisso com a educação pública, apontando possibilidades de as escolas brasileiras se reinventarem a cada dia.