Os homens receberam dos deuses uma caixa denominada “a caixa da felicidade”. Tal felicidade existia porque todos os males estavam dentro desta caixa e Pandora não se conteve e acabou abrindo. Todos os males escaparam ficando apenas a esperança. A esperança para muitos é um bem, o que diverge de Nietzsche, pois segundo o autor, ela é o pior dos males, porque prolonga o tormento de todos nós, e a educação não pode se basear em uma esperança e sim em atitudes que façam prevalecer o senso crítico de nossos alunos. Não podemos ficar apenas na esperança que o Brasil evolua sem erradicar de vez o analfabetismo. Erradicar o analfabetismo não significa mascarar a realidade, pois apenas 25% da população é alfabetizada plenamente, ou seja, os restantes são analfabetos funcionais. Quando resolvermos o problema do analfabetismo iremos melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que tem também a alfabetização e a educação como fatores preponderantes. O docente precisa fazer com que o educando seja o próprio protagonista de seu destino, o que ocorrerá através de uma mediação pedagógica fazendo com que esse educando fuja ao ócio mental influenciando a um saber pensar para que este possa encontrar o seu verdadeiro tesouro que é o conhecimento.Os homens receberam dos deuses uma caixa denominada “a caixa da felicidade”. Tal felicidade existia porque todos os males estavam dentro desta caixa e Pandora não se conteve e acabou abrindo. Todos os males escaparam ficando apenas a esperança. A esperança para muitos é um bem, o que diverge de Nietzsche, pois segundo o autor, ela é o pior dos males, porque prolonga o tormento de todos nós, e a educação não pode se basear em uma esperança e sim em atitudes que façam prevalecer o senso crítico de nossos alunos. Não podemos ficar apenas na esperança que o Brasil evolua sem erradicar de vez o analfabetismo.