Polêmicas hoteleiras, de Luiz Alonso Blanco, apresenta cenários críticos de pontos cruciais na gestão hoteleira, bem como sugere soluções, além de apresentar a legislação sobre o tema e abordar a literatura existente.Os cenários apresentados neste livro vão da falta de controle sobre o consumo do minibar; passando pelo destino dado aos objetos perdidos ou esquecidos no hotel; a prática do overbooking e suas implicações para o hóspede e para o investidor; a utilização do cofre e a ética dos hóspedes e dos reponsáveis pela chave ou código mestre; a segurança patrimonial e dos hóspedes; o opinário e como retirar o melhor das críticas e sugestões dos hóspedes para o aperfeiçoamento dos serviços e instalações; os primeiros socorros e a importância da capacitação dos funcionários, a fim de não indicarem remédios ou até sugerirem medicamentos aos hóspedes; garotas de programa e o tabu que este tema envolve, apesar de ser fato corriqueiro, sobretudo nos hotéis destinados para eventos comerciais; clientes indesejados, aqueles que são irresponsáveis em suas atitudes dentro das instalações hoteleiras; clientes VIPs; e, finalmente, falecimento por morte natural ou suicídio dentro de hotéis. Abordados com clareza e conhecimento acadêmico e profissional, os temas polêmicos transformam-se em oportunidades para a fidelização de cliente e a busca e manutenção da excelência na gestão dos hotéis. Um livro indispensável para professores e estudantes de turismo, bem como para todos os profissionais do ramo hoteleiro que almejam atingir ou manter a excelência  no serviço de hotelaria.