O Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar drasticamente a performance e a lucratividade das empresas por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores. Ele nasceu na Motorola, em 15 de janeiro de 1987, com o objetivo de tornar a empresa capaz de enfrentar seus concorrentes, que fabricavam produtos de qualidade superior a preços menores e tornou-se conhecido como o programa responsável pelo sucesso da organização. Com isso, outras empresas, como a Asea Brown Boveri, AlliedSignal, General Electric, Kodak e Sony, passaram a utilizar com sucesso o programa e a divulgação dos enormes ganhos alcançados por elas gerou um crescente interesse pelo Seis Sigma. (por exemplo, a GE obteve ganhos de 1,5 bilhão de dólares em 1999). Neste livro, são apresentadas as respostas para algumas das principais questões enfrentadas pelas empresas na aplicação do Lean Seis Sigma e na consolidação de sua cultura, a partir da experiência obtida pela autora na implantação do programa junto a diversas empresas.