"Eu também posso fazer pesquisa? Mas sempre achei que quem pesquisava usava aqueles jalecos brancos, com óculos caindo sobre o rosto, cabelos despenteados e vivia em um laboratório fazendo cálculos e mais cálculos, sem conseguir se comunicar adequadamente com ninguém que não dominasse o conteúdo focalizado." Esta foi a afirmação de uma professora de escola pública quando foi constituído um grupo de pesquisa e ela compreendeu que também poderia se tornar pesquisadora. Este livro, organizado por Guilherme Prado e Renata Cunha e abrilhantado pelas parcerias, entretece a pesquisa e o pesquisador e nos seduz com capítulos que focam e respondem questões como: O que é pesquisa? O que é pesquisar? Pesquisar o quê? Para que pesquisar? Os autores são pesquisadores e orientadores de pesquisa e seguiram alguns pressupostos mantidos como eixos delineadores desta obra: é possível pesquisar o cotidiano; é possível (e necessário) o professor constituir-se como pesquisador; pesquisa também é aprendizagem e é aprimorada com a prática; não há apenas um modo de pesquisar; a academia e a escola produzem conhecimentos. Com certeza, ao finalizar a leitura destes textos você também se sentirá convidado a pesquisar (ou a continuar pesquisando) seu cotidiano! Então, vamos a eles!