Lundu - Canto e Dança do Negro no Pará não é somente um livro historiográfico, transcendente esta ação, permitindo ao leitor compreender o período em que este gênero musical surgiu, usando, através de vasta pesquisa documental e bibliográfica, as falas dos viajantes e cronistas, entre eles, Alexandre rodrigo Ferreira, Spix e Martius, Smith, padre João Daniel, entre outros, e mais recentemente Martius de Andrade e Vilas Lobos. Respigando (como Vicente bem gostava de falar) informações de documentos antigos, literatura poética e romanceira, Vicente Salles analisa, compara, exemplifica, através de exemplos em partitura , os diversos gêneros derivados do batuque colocando o Lundu como protagonista da origem de outros subgêneros musicais. Ao apontar as características do Lundu, Salles nos apresenta uma análise musicológica de alto técnico, apontando a frequência de notas repetidas modo maior, ritmo binário, caráter jocoso dos versos, entre outras, clarificando para músicos e ao público em geral as sonoridades e a mensagem textual deste importante gênero da cultura negra brasileira.