A utilização de novas das tecnologias digitais, na atualidade, tem provocado a necessidade de se repensar constantemente novas formas para se ensinar e aprender, bem como tem instigado inúmeras discussões sobre o processo de formação de professores que possa dar conta da nova realidade que se instalou tanto nas escolas de educação básica quanto nas instituições de ensino superior. Nesse sentido, a obra “Novas tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento” tem por objetivo discutir as contribuições das novas tecnologias digitais para a Educação, com ênfase na formação de professores e nos processos de ensino e aprendizagem. A maioria dos textos é de autoria de docentes e pós-graduandos de 15 Programas de Pós-Graduação do Brasil e de Portugal. O livro está organizado em três partes: I) Tecnologias e novas propostas para o Ensino e a Educação; II) Tecnologias: aprendizagem e desenvolvimento; e III) Tecnologias: jogos digitais, aplicativos e softwares em processos educativos contemporâneos. Esperamos que os estudos apresentados nesta obra contribuam para o processo formativo de professores de diferentes áreas, enfim, que promovam reflexões a respeito da importância das tecnologias digitais para o ensino e prática pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior.