Nosso mundo tem necessidade de medidas político-sociais imediatas em relação ao estado atual do meio ambiente. São urgências que hoje existem, mais do que em nenhum outro tempo, para a preservação da vida em nosso dilapidado planeta. Há, porém, uma tarefa que diz respeito à Educação, desde que entendemos o educar como atribuição de toda a sociedade (lares, igrejas, escolas, locais de trabalho etc); essa é a grande tarefa de modificação de uma mentalidade predadora da natureza para uma mentalidade entranhadamente conservacionista e respeitadora das harmonias bioquímicas e biofísicas do mundo que é nossa morada. Ao mesmo tempo em que temos contado, especialmente no Brasil, com excelentes teóricos da Educação Ambiental, temos visto pouca ação prática conservacionista - nas famílias e nas escolas. Dessa forma, esse quadro precisa ser mudado urgentemente, sobretudo, em respeito aos nossos descendentes que têm direito à vida com qualidade. A presente obra teve sua origem nas preocupações acima expostas. Ela toma a Ecologia como foco central de pensamento (ecologias biosférica, social e da mente), para reflexões educacionais que, necessariamente, incluem as mídias como veículos potencialmente maravilhosos, mas, que até este momento da história, têm sido - como porta-vozes da sociedade de consumo-veículos danosos e estagnadores da cultura.