O papel da educação virtual ainda é motivo de discussão, apesar das controvérsias existentes. São muitas as indagações: Como ocorre a aprendizagem no espaço virtual? Qual a qualidade e a consistência dessa aprendizagem? Quais são os aspectos metodológicos adequados à Web? Neste contexto, este trabalho apresenta uma visão geral das novas tecnologias, com destaque para a internet neste início de milênio, e aborda a sociedade da informação, situando as prioridades do Brasil nesse contexto. Ressalta-se o hipertexto como elemento de comunicação da internet, procedendo-se à análise de sua fundamentação conceitual e epistemológica, bem como as contribuições ao ensino, em comparação com o texto convencional escrito. Aborda-se comunidade cooperativa de aprendizagem em rede, que pode construir conhecimentos mediante a contribuição de todos. As teorias que podem fundamentar a educação virtual, ressaltando-se Piaget, Vygotsky, Ausubel e Papert, são apresentadas. Detém-se no silêncio virtual em seus diversos contextos, implicando-o nas listas de discussão e nas comunidades cooperativas de aprendizagem em rede. As bases epistemológicas para a compreensão da dinâmica dos Grupos de Discussão virtuais e a fundamentação teórica para a leitura de seus dados empíricos também são analisadas. Conclui-se que a abordagem da educação na cibercultura é a perspectiva educacional mais viável para o enfrentamento dos desafios futuros.