O conhecimento configura-se como o principal ativo do mundo organizacional atual. Inúmeros conceitos têm sido propostos com o objetivo de apontar caminhos para melhor geri-lo e aproveitá-lo no ambiente organizacional. Os gestores líderes preocupam-se com a possibilidade de criá-lo com o intuito de tornar a sua organização inovadora. Este livro apresenta uma amostra multidisciplinar dos conceitos da Gestão do Conhecimento, sobretudo da teoria da Criação do Conhecimento, e também dos sistemas tecnológicos que apoiam o trabalho colaborativo. A combinação dos conceitos à tecnologia proporciona meios práticos para criar um ambiente organizacional propício para a colaboração, a aprendizagem e a criação de conhecimento. Além disso, cria soluções p ara promover a participação efetiva dos colaboradores geograficamente dispersos nos processos relativos à gestão do conhecimento. Este trabalho culmina na apresentação do Connecting ba: um novo conceito com o fim de estimular o trabalho virtual em busca da criação do conhecimento organizacional. Esta obra é relevante tanto para profissionais que atuam em processos ligados à Gestão do Conhecimento e que utilizam tecnologias colaborativas quanto para acadêmicos.