Esta obra oferece um conjunto de estudos que podem contribuir nesta instigante tarefa de redefinição da noção de pesquisa e processos educativos na contemporaneidade a partir da experiência de pesquisa e docência desenvolvidas por seus autores, um grupo de docentes-pesquisadores do PPGEducação - Mestrado da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), diante do desafio da construção do conhecimento na abordagem interdisciplinar e transdisciplinar sobre Políticas Educacionais e Prática de Formação de Professores. Por meio de diferentes olhares, os autores fomentam uma reflexão acerca da definição da abordagem da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade e da percepção de sua presença nos projetos político-pedagógicos das instituições educativas, sobre os fundamentos filosóficos - antropológicos, gnosiológicos, teleológicos e metodológicos - da prática educativa interdisciplinar e transdisciplinar. Desta forma, retoma-se o debate em torno da Filosofia e da Ciência, assim destaca-se, na compreensão do campo de fronteiras, a clareza da abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, ainda, pelas relações entre interdisciplinaridade e história, sobre sua influência na construção de significado para a docência nos contextos organizacionais.