No Brasil dos séculos XVII e XVIII, dos muitos caminhos criados, cada um daqueles ditos oficiais foi identificado como sendo uma Estrada Real. Esses caminhos ou estradas reais tinham como justificativa permitir as circulações de pessoas e de mercadorias, mas de forma controlada, o que normalmente acontecia quando os mesmos cortavam os limites entre capitanias, onde então se encontravam instalados inúmeros registros ou postos de controle. Dentre todas essas estradas, a Estrada Real da antiga capitania de Minas Gerais, composta pelos caminhos Velho e Novo, foi a mais importante por conta das fabulosas minas de ouro e de diamantes encontradas nos desertões mineiros. No Brasil dos séculos XVII e XVIII, dos muitos caminhos criados, cada um daqueles ditos oficiais foi identificado como sendo uma Estrada Real. Esses caminhos ou estradas reais tinham como justificativa permitir as circulações de pessoas e de mercadorias, mas de forma controlada, o que normalmente acontecia quando os mesmos cortavam os limites entre capitanias, onde então se encontravam instalados inúmeros registros ou postos de controle. Dentre todas essas estradas, a Estrada Real da antiga capitania de Minas Gerais, composta pelos caminhos Velho e Novo, foi a mais importante por conta das fabulosas minas de ouro e de diamantes encontradas nos desertões mineiros.