A relação da escola pública com o adolescente e sua família está atravessada pelas relações sociais presentes na própria sociedade. Relações essas que sofreram e sofrem mudanças e transformações ao longo dos tempos. As famílias de hoje não são as mesmas de antigamente, suas configurações mudam a cada dia, as características dos adolescentes de hoje, bem como suas atitudes comportamentais são resultados dessas tantas transformações presentes na sociedade e na família. Vive-se uma realidade social que se transforma cotidianamente e nela se valoriza o novo, as novidades, produto de um acesso veloz de informação, resultado da globalização e informatização. Com a ferramenta da internet e redes sociais, em rápido espaço de tempo os adolescentes são apanhados por culturas diferentes das suas, mas que impactam na sua, já que estão sempre atentos e dispostos a experimentar, suas características são de ousadia e desafio, estão sempre a frente, não se deixam levar pela monotonia. A família, como se configura e apresenta na atualidade, sozinha não consegue acompanhar a vida cotidiana de seus adolescentes, necessitando assim, do apoio da escola. A escola precisa estar atenta, precisa conhecer as características que moldam os adolescentes na atualidade, precisa conhecer suas famílias e suas realidades de vida, ou seja, o que acontece do lado de fora de seus muros. Família e escola precisam estar unidas, para juntas conseguirem compreender e acolher o adolescente, sujeito em desenvolvimento e formação, na sua subjetividade e necessidade. A escola vem abarcando a responsabilidade da educação e também do cuidado, porém, por mais esforços que seus profissionais dispõem, não conseguem atender a complexidade que permeia a realidade social e seus impactos na vida de seus alunos. Para isso se torna indispensável a vigilância e efetivação do preconizado na política educacional, em seus princípios e objetivos, precisa de mais investimentos públicos, ampliação de recursos físicos e financeiros. Para acolher de forma integral seus alunos e suas famílias, se faz necessário que a política educacional e a escola adotem ações interdisciplinares e intersetoriais, pois um único profissional e uma única política não acolhe a integralidade de vida dos adolescentes e suas famílias na atualidade. Se faz necessário a inserção de outros profissionais no cenário da escola e na política educacional, como, por exemplo, o Assistente Social, que é profissional capaz de caminhar na busca da articulação entre os demais setores e políticas públicas em benefício da comunidade escolar, por uma educação pública de qualidade. O presente livro pretende realizar uma leitura da realidade atual e passada, relacionando às configurações familiares, educacionais e as características dos adolescentes, sujeito principal de estudo e análise.