Após um longo tempo de estagnação, a partir dos anos 80, a educação superior vem se expandido de forma acentuada no Brasil. Esse crescimento não decorre apenas do incremento no número de egressos do Ensino Médio, ele reflete, também, a explosão de vagas abertas pelas novas instituições de Ensino Superior. A constatação de que, de modo geral, o aumento da quantidade de vagas vem acompanhado da perda da qualidade no ensino não é o único e, talvez, nem o maior dos desafios da educação superior brasileira. Em tempos globalizados, o uso intensivo de novas tecnologias, acompanhado de novas linguagens e novas formas de interação entre múltiplas culturas e espaços, exige uma profunda reflexão em torno dos atos de gestão de instituições universitárias. Essa reflexão se faz presente neste volume dos Cadernos de Estudos em Administração, no qual o leitor encontra abordagens distintas sobre estudos de metodologias de avaliação educacional; estratégias voltadas à internacionalização da educação superior; relato de um processo de planejamento estratégico em IES pública; avaliação do desempenho docente; estilo de vida e aprendizado universitário; liderança na educação superior e peculiaridades da análise ambiental para o terceiro setor.