Ao refletir sobre o corpo que se constrói poética, política e culturalmente, este livro reúne textos de perspectivas e abordagens múltiplas e prima pelo pensamento crítico sobre a dança contemporânea brasileira. A pluralidade mostra que em diferentes pensamentos o estudo da dança hoje se consolida e ganha espaço. Então, foi uma epistemologia compreensiva que guiou a idealização da obra. Plural em suas abordagens e epistemologias, o conjunto dos textos aqui reunidos leva em consideração que dançamos para nos comunicar para o outro, que recorremos à dança para apresentar nossas ideias e que, com uma intenção poética, tratamos daquilo que queremos expressar, aquilo que nem sempre é dizível, explicável, mas se torna absolutamente indispensável de ser partilhado. Assim, é sobre o corpo e sobre seu potencial poético, político e cultural que nos debruçamos. A diversidade no uso de referências epistêmicas atesta o caráter transdisciplinar do estado da arte da pesquisa acadêmica em dança no Brasil hoje. Reconhecendo essa característica é que salientamos a existência de independência entre os autores-pesquisadores acerca das ideias apresentadas nos textos, com referências a tipos e linhagens de pensamento distintos e até mesmo conflitantes. Diversidade que possibilita uma percepção, quase panorâmica, acerca das representações sobre o corpo e a dança no Brasil nesta segunda década do século XXI.