A presente obra tem como objetivo uma estudo do romance Maggie: a girl of the streets, de Stephen Crane,publicado em 1896, pertencente a estética naturalista, tendo como foco a representação da cidade de NovaIorque em fins do século XIX, quando a modernidade e suas inovações são acompanhadas pela literatura,buscando entender quais discursos imortalizaram essa cidade, dentre eles, o posterior epíteto Big Apple,adentrando na cidade transfigurada da realidade nova-iorquina onde circulam as personagens de Crane. Como principais desdobramentos, foi possível compreender como na narrativa do autor o espaço citadino foi encenado em conjunto com o processo de construção identitária das personagens, principalmente Maggie, ecomo os discursos sobre o urbano se articularam a partir dela. Assim, estudamos a representação da cidade de Nova Iorque, por meio da ficção, bem como o processo articulatório relacional existente entre os fatoreshistóricos, ideológicos e culturais na formação discursiva ficcional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico. A pesquisa foi desenvolvida através da leitura da obra literária, em tela, e de outrasfontes que serviram de aportes teóricos para a fundamentação e escrita deste trabalho, visando a umaproposta de estudo na área da Linguística Aplicada (LA) e Literatura. Foram alcançados os seguintes resultados: compreensão das duas cidades construídas por Crane: a real e a simbólica, idealizada por Maggie; entendimento do quão as duas cidades e seus discursos são determinantes para a formaçãoidentitária das personagens, notadamente de Maggie; reconhecimento de Nova Iorque como uma cidadeicônica na obra escrita por Crane; apreensão do espaço citadino e seus discursos encenados e articulados apartir da formação identitária de Maggie e seus deslocamentos pelas suas duas cidades. Para tanto, entreoutros teóricos, foram utilizados os seguintes autores: Moita Lopes (1996, 2006), Williams (2000, 2007,2011), Geertz (2008), Volóchinov ([192