Educação para a cidadania global no Brasil: de onde partimos, onde estamos e onde podemos chegar. Nos últimos vinte anos, o tema da educação para a cidadania teve sua visão e seu estudo significativamente ampliados pela incorporação de uma perspectiva global de educação. De uma educação voltada à cidadania ela adquiriu o status mais amplo de educação para a cidadania global. E essa foi uma mudança que ocorreu também no Brasil, como destaca o texto da orelha, ao apontar que o livro explora de forma pioneira exemplos concretos de iniciativas brasileira em educação, que iluminam os caminhos em prol de uma cidadania global mais ampla. De fato, essa perspectiva global conferida à educação para a cidadania vem moldando inúmeras iniciativas educacionais em quase todo o mundo, e seus impactos positivos vêm iluminando o campo da educação global. Este livro procura desvendar como a educação para a cidadania global tem se manifestado no Brasil do início dos anos noventa até recentemente, e quais poderão ser seus desdobramentos e implicações daqui para a frente. Procura também identificar a origem de iniciativas em cidadania global que se manifestaram nos setores formal e não formal da educação, tomando como base três estudos de caso e uma série de exemplos ou instantâneos, reunidos em capítulo específico. A autora teve também o cuidado de realizar uma pesquisa destinada a prover insights no campo da educação global no Brasil. Essa pesquisa demonstra que a educação para a cidadania em nosso país tem se manifestado sob diferentes rótulos, como educação ambiental e educação para a paz, para citar dois exemplos. Essas iniciativas têm sido implementadas segundo uma concepção holística da educação global, principalmente quando aplicadas no campo da educação não formal. E ao mencioná-las a autora procura, principalmente, validar os esforços dos criadores dessas iniciativas, contribuindo para colocar em destaque os esforços de pessoas que, muitas vezes, mesmo não obtendo o reconhecimento e o apoio dos setores governamentais e acadêmicos, colaboram para transformar os contextos educacionais no Brasil.