O livro original, Narrar historias desde un personaje, é resultado de uma experiência didática vivenciada por uma das autoras (Ana Siro) em um colégio situado em Buenos Aires (Argentina). Assim, mais do que simplesmente retratar os resultados e moldes dessa experiência como sugestão para atividades ao professor, a obra apresenta discussões e proposições teóricas acerca do desenvolvimento dos alunos que participaram da experiência, fazendo com que, dessa forma, seja possível o professor entender claramente a proposta e criar atividades semelhantes para desenvolver em sala. A experiência consiste em fazer com que crianças entre nove e 11 anos reescrevam as tradicionais histórias infantis adotando a perspectiva de uma das personagens. Isto é, fazendo-se valer de uma personagem escolhida, a criança deve narrar a história em primeira pessoa, como se pudesse vivenciar a personagem. Embora a atividade pareça simples, pode ser considerada bastante enriquecedora do ponto de vista pedagógico, uma vez que faz com que as crianças vivenciem dilemas diferenciados dentro das vozes narrativas adotadas, como a problemática gerada pela necessidade de narrar uma história em primeira pessoa mesmo depois de sua personagem já ter morrido (caso do lobo mau). Além disso, há a questão da identificação do caráter das personagens das histórias com a personalidade das crianças, isto é, seria mais fácil assumir o papel de malvado ou de ingênuo? Como algumas crianças agem diante do dilema? É possível dizermos, então, que o livro trata de temáticas distintas que envolvem a pedagogia e procura valorizar essas histórias trabalhando-as em um contexto lúdico e diferenciado que escapa ao senso comum.