Este livro é fruto da experiência dos autores enquanto formadores e também da sua investigação desenvolvida, durante vários anos, com o objectivo de aprofundar a fundamentação teórica da aprendizagem cooperativa. Esta permitiu-lhes conhecer um número significativo de estudos de todo o Mundo, que demonstram que a aprendizagem cooperativa pode ser, e é, uma ferramenta pedagógica extremamente eficaz na sala de aula. O entusiasmo que os professores em formação inicial, contínua e pós-graduada manifestam quando se apercebem das diferenças entre o trabalho de grupo cooperativo e o trabalho de grupo que mais tradicionalmente se utiliza nas salas de aula e de como essas diferenças se repercutem na melhoria do rendimento escolar, do autoconceito e da motivação dos seus alunos, foi igualmente um enorme incentivo para que o escrevessem. Pretendendo, então, ser essencialmente um instrumento de trabalho para os professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, este livro está estruturado de forma a permitir dar resposta às questões que mais frequentemente se lhes colocam, quando desejam tornar a aprendizagem cooperativa uma realidade das suas salas de aula.