Este estudo trata da promoção da interação entre gerações fora do âmbito familiar. Descreve quatro diferentes atividades, planejadas para favorecer a interação e a cooperação entre pessoas de diferentes gerações, e analisa suas implicações para os indivíduos diretamente envolvidos e para a sociedade. O ponto de vista central é que a promoção da intergeracionalidade é um incentivo eficaz para o envelhecimento ativo e de boa qualidade. Os mais velhos ensinam o conhecimento sobre a vida e sobre o envelhecer, transmitem a memória cultural e colaboram na manutenção dos valores éticos fundamentais do seu grupo. Em troca, os mais jovens ensinam-lhes conhecimentos tecnológicos e colocam-nos em contato com as transformações sociais em curso, em um verdadeiro diálogo entre as gerações, antídoto contra os preconceitos e os estereótipos de parte a parte. Os resultados da pesquisa com participantes do Programa Gerações do SESC Campinas mostram que as atividades intergeracionais facilitam e aprimoram o diálogo e a participação social entre seus participantes, crianças, jovens, adultos e idosos. Por seu intermédio, eles aprimoram a sensibilidade, a compreensão, o respeito mútuo, a habilidade de lidar com as diferenças e a habilidade de perceber semelhanças de interesses e temas vitais. O trabalho de Cristina Rodrigues Lima é um valioso incentivo a futuros projetos com grupos intergeracionais e a ampliação dos conhecimentos gerontológicos.