A gestão da restauração é uma tarefa complexa e difícil, pois os desafios a que se propõe são imutáveis e variados. Cabe ao gestor garantir o bom funcionamento do estabelecimento e assegurar o lucro conveniente, superando todas as barreiras que possam surgir, de forma a atingir as metas propostas, ou seja, atingir um bom nível de rentabilidade e algum lucro, com vista à realização de alguns investimentos. Assim, o gestor deve criar instrumentos ou estratégias, de forma a maximizar o volume de negócios e, por consequência, o volume de receitas. A ideia de abordar este tema e desenvolver este trabalho encontra-se baseada na experiência profissional do autor de mais de vinte anos ligado à área da restauração, nomeadamente em grupos de grande prestígio, como o "Grupo Mello", o "Grupo Ibersol" e o "Grupo Orbitur". Outro dos motivos prende-se com a inexistência de artigos biblio-gráficos de referência em português. Introdução à Gestão da Restauração é uma obra útil quer para estudantes da área quer para gestores de restaurantes, constituindo uma importante ferramenta na contribuição para o desenvolvimento de áreas como a administrativa e a económico-financeira, abrangendo igualmente as áreas de produção e de comercialização. Em articulação com a versão impressa, é paralelamente disponibilizada uma componente Internet contendo uma série de apêndices com mapas expli-cativos da análise comparativa entre a Engenharia de Ementas e o Rácio Rentabilidade Prato, que servirão como auxiliares de consulta aos mapas-resumo que constam do último capítulo da obra.