A construção de uma experiência pedagógica em uma escola pública de ensino fundamental de Campinas é aqui relatada reflexivamente. Essa experiência nasceu de um desafio posto a pesquisadores da área de Botânica: como as informações científicas sobre a flora poderiam ser acessíveis às escolas públicas? Como tornar a linguagem técnica acessível a alunos e professores do ensino fundamental? Como mostrar que a Botânica está relacionada ao cotidiano das pessoas: aos alimentos consumidos, às árvores das calçadas e jardins da cidade e até mesmo à história do município? Outras indagações foram surgindo à medida que as atividades eram propostas, discutidas ou implementadas: como compatibilizar e desenvolver diferentes enfoques sobre um tema, numa abordagem interdisciplinar e dinâmica? Como sincronizar os "tempos" tão diferentes da escola e das instituições de pesquisa? Como motivar os alunos a participarem mais ativamente da própria construção do currículo? Como as instituições de pesquisa podem interagir criativamente com as escolas, auxiliando no processo de difusão, discussão e questionamento de novos conhecimentos? É possível pesquisar e gerar novos conhecimentos na escola? Construído coletivamente por professores e pesquisadores para professores, este livro procura mostrar que é possível ser prazerosa e estimulante a cooperação entre as instituições de pesquisa e as escolas para a inovação do ensino.